IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs




recados para orkut

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O LAVAR OS PÉS.

A maneira de Deus lidar com os pecados dos cristãos.


AS CINZAS DA NOVILHA VERMELHA NO ANTIGO TESTAMENTO. 


Em Nm 19. Deus nos mostra que se alguém tocar num cadáver ficava imundo e precisava purificar-se com as cinzas de uma novilha vermelha. Para se usar as cinzas deve-se colocá-las em água corrente (Nm 19:17). Se alguém tiver qualquer impureza, a água com as cinzas pode ser espargida sobre ele e ele ficará limpo. A obra de Cristo é completa. Não é necessário Cristo ser crucificado novamente. Nossa necessidade atual é aplicar as cinzas em nós, ou seja, é aplicar a nós a eficácia da obra de Cristo. A maneira de aplicá-la é misturá-la com o Espírito Santo. Somente a obra do Espírito Santo poda transferir-nos a eficácia de obra de Cristo.

Portanto, a questão hoje não é a obra do Senhor Jesus. A questão hoje é a obra do Espírito Santo. Não há dúvidas sobre o fato de que o Senhor morreu por nós. A dúvida é se essa obra tem produzido ou não algum efeito em nós, se o Espírito Santo tem aplicado ou não a obra do Senhor Jesus a nós. Ao confessarmos nossos pecados, o Espírito Santo aplica a nós a obra da redenção do Senhor. Ele nos fará lembrar do Senhor e perceber como Sua obra é completa. O Espírito Santo faz-no recordar em nosso coração a obra do redentora do Senhor. Ele nos faz lembrar e entrar nessa verdade. Por isso nosso coração tem paz e alegria.  O Espírito Santo vem e aplica a obra das cinzas, isto é, a eterna obra do Senhor Jesus, a nós. O Senhor cumpriu toda a obra. Não há necessidade de pedir nada nem fazer nada. Agora, quando confessamos  nossos pecados, o Espírito Santo vem e faz-nos considerar essa verdade, para que recebamos os benefícios da redenção do Senhor.


 O LAVAR-OS-PÉS NO NOVO TESTAMENTO.


Não somente o Antigo Testamento nos mostra a purificação por meio da morte do Senhor Jesus, mas o próprio Senhor Jesus no Movo Testamento, também faz algo para mostrar-nos a mesma coisa. João 13 mostra-nos um quadro do que um cristão deve fazer quando peca. João 13:1 diz: " Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os Seus que estavam no mundo,  amou-os até o fim". Após essa palavra, o Senhor Jesus fez algo que mostra não apenas o Seu amor, mas Seu amor ao extremo. João 13 é diferente de João 3. João 3 é sobre o amor inicial de Deus. João 13 refere-se o amor de Deus no ápice. Uma vez que Deus ama a Seus filhos, Ele os ama ao extremo.
João 13:3 a 10 diz: "Jesus, sabendo que o Pai tudo entregara nas Suas mãos e que Ele saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes de cima, e tomando uma toalha, cingiu-Se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Chegou então, Simão Pedro. Esse Lhe disse: Senhor, Tu me lavas os pés? Respondeu-lhes Jesus: O que Eu faço, tu não sabes agora, mas compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se Eu não te lavar os pés, não tens parte Comigo. Simão Pedro Lhe disse: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Declarou-lhe Jesus: Quem já tomou banho não tem necessidade de lavar senão os pés, mas está todo limpo".
O lavar-os-pés possui dois significados na Bíblia. Jesus lavando os pés aos discípulos tem um significado e os discípulos lavando os pés uns aos outros tem ouro significado. Lavar os pés uns aos outros é restaurar uns aos outros  e reavivar uns aos outros. Jesus lavar aos pés dos discípulos possui outro significado.
Todos nós temos sapatos e meias; portanto , lavar os pés não é algo tão necessário para nós. Contudo, alguns de nós vêm do sudeuste asiático. Ali, o lavar-os-pés é necessário, porque muitos usam só sandálias; eles não tem meias. Os judeus eram como os asiáticos do sudeste; eles calçavam sandálias e não usavam meias.
Frequentemente andavam por regiões desertas e seus pés estavam sempre sujos. Seus pés não apenas se sujavam quando viajavam, mas às vezes ao caminhar pela casa após o banho. Mesmo que o corpo já estivesse limpo, os pés ainda precisavam ser lavados para que eles ficassem de fato completamente limpos.
Que deseja o Senhor Jesus mostrar-nos com esse quadro? O versículo 10 diz: "Declarou-lhes Jesus: "Quem já se banhou não tem necessidade de lavar senão os pés, mas está todo limpo". Quem são os que já se banharam? Ananias disse a Paulo que se levantasse, e recebesse o batismo e lavasse os seus pecados (At 22:16). Lavar-se na Bíblia, significa o pureza total dos pecados de uma pessoa, quando ela crê no Senhor Jesus. No início desse livro vimos o sacrifício e a queima da novilha. O sacrifício é para nossa redenção, e o queimar é para a nossa purificação. Hoje, também temos de considerar estes dois ti´pos de purificação: um deles é o lavar-os-pés; e o outro é o banhar-se. Há dois lados na obra do Senhor: o imolar e o queimar; e ao aplicar-mos os efeito dessa obra em nós, também há dois lados: o lavar-os-pés e o banhar-se. Eles nos lavou com o Seu próprio sangue. A obra de redenção foi cumprida uma vez por todas. Quando cremos Nele e o Recebemos, somos lavados na poça de Seu sangue e ficamos totalmente limpos> Graças ao Senhor que todos tomamos esse banho. Todos os nossos pecados foram lavados pelo Senhor Jesus. Mas agora que cremos no Senhor e fomos lavados, enquanto estamos em nossa jornada pelo deserto, não podemos evitar o contato com o mundo. Não conseguimos evitar certas impurezas. Em nossa jornada no deserto, espontâneamente entramos em contato com o mundo, e espontâneamente o pó da terra suja os nossos pés.

BANHAR-SE E LAVAR OS PÉS.


Apesar de nós, os cristãos, sermos banhados apenas uma vez, a Bíblia nos mostra que lavar os pés ocorre muitas vezes. Há somente um banho, mas há muitos lavar-os-pés. É semelhante a purificação. Há somente uma purificação pelo sangue, mas há muitas purificação pela água das cinzas. O cumprimento da redenção de Cristo ocorreu somente uma vez. No entanto , há muitas aplicações que o Espírito Santo faz nós desta obra consumada. Somos banhados somente uma vez e todos os nossos pecados são lavados.Mas requer-se muitos lavar-os-pés para limpar toda a sujeira que se acumula na jornada pelo deserto. Somente um banho é necessário. Contudo, o lavar os pés é uma tarefa constante diante do Senhor. O lavar-os-pés ocorre por meio da Palavra de Deus, através da obra do Espírito Santo, tendo por base a obra do Senhor Jesus.Se fomos limpos uma vez pelo Seu sangue, devemos também continuar a ser lavados por Ele diariamente. O Senhor Jesus não ´recisa vir e realizar outra obra.Somos limpos continuamente tendo como base aquela única obra. Não são as cinzas que estão nos limpando, mas as águas das cinzas. As cinzas da novilha vermelha são o sinal do nosso julgamento.
Deus não substituiu nosso julgamento pelo do Senhor Jesus. Pelo contrario, Ele nos julgou em Cristo Jesus. Hoje as pessoas acham que o Senhor Jesus morreu no lugar do homem; mas na verdade nós morremos no Senhor Jesus e com Ele. Em outras palavras, somos julgados em Cristo. Somente isso nos purifica. Minha purificação diária está baseada na morte do Senhor Jesus.
Sabemos que já nos banhamos, isto é, nossos pecados foram purificados. Uma vez salvos, estamos salvos eternamente. Todos os problemas estão resolvidos. Então, que devemos fazer quando tocamos em coisas imundas, enquanto vivemos na terra e contatamos o mundo todos os dias? Nem todos podemos ser como o ladrão na cruz que, depois de limpo pelo sangue, foi direto ao paraíso sem que seus pés tocassem a terra. A maioria das pessoas são salvas em seu leito de morte. A maioria tem de seguir jornada pelo deserto. E cada um de nós sabe que nossa jornada não deveríamos pecar. Contudo, pecar é um fato que ocorre  com todos nós. Como resultado, nossos pés ficam sujos. Muitas vezes somos precipitados e falamos coisas que não deveríamos falar. Muitas vezes temos pensamentos impróprios. Portanto, admitimos que fomos contaminados. No entanto, Deu preparou-nos o lavra-os-pés do Senhor Jesus. Isso não é apenas um sinal do Seu amor por nós, mas é um sinal do Seu amor ao máximo. Ele nos amou, por isso, Ele foi crucificado por nós. Agora Ele nos ama ao máximo, por isso Ele lava os nossos pés. Falando de modo figurado, o lavar-os-pés não é o amor antes do casamento. O Senhor nos faz estar continuamente limpos diante Dele. Essa é a razão de o Senhor ter dito que quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais está limpo. Agradecemos aos Senhor, pois Seu Filho já nos deu um banho.
O Senhor permitiu que a insensatez de Pedro fosse manifestada como uma lição  para nós. Quando Ele se aproximo de Pedro, este lhe disse: "Senhor, Te me lavas os pés?" Pedro achava que aquilo era uma questão de educação e cortesia. O Senhor lhe disse que que o que Ele fazia Pedro não entenderia no momento, mas compreenderia depois. Há muita verdade espiritual aqui. Quando o Espírito Santo vem, nós enxergamos. Agora não temos clareza. Tudo o que vemos é uma bacia com água e o lavar do Senhor. Não vemos o que significam. No futuro entretanto, compreenderemos. Mas Pedro sempre tinha suas opiniões. Ele exclamou que o Senhor jamais lavaria os seus pés. O Senhor lhe disse que o lavar-os-pés era muito importante. Se o Senhor não lavasse os pés de Pedro naquela noite, ele não teria parte com Ele.
Não pense que seja suficiente tomar um banho uma vez e ser purificado pelo sangue do Senhor uma vez. Não pense que podemos continuar vivendo relaxadamente, quando somos contaminados pela sujeira em nosso caminho pelo mundo. O Senhor disse que, se nossos pés não forem lavados, não teremos parte com Ele. Isso significa que hoje Sua comunhão conosco terminaria, e Sua comunhão conosco no reino vindouro também estaria perdida.Quão importante é a limpeza diária! Devemos permitir que o Senhor lave nossos pés todos os dias. Temos de nos voltar ao Senhor cada dia, para ser restaurados e receber a aplicação do poder da redenção de Cristo. N~o precisamos do sangue do Senhor Jesus para lavar-nos novamente diante de Deus. A obra do Senhor perante Deus já foi finalizada uma vez por todas. contudo, experimentar o lavar muitas vezes. O sangue de Seu Filha lava nossos pecados seguidas vezes, continuamente. Portanto, repetidamente nossos pés devem ser lavados todos os dias. Temos de zelar pela limpeza de nossos pés todos os dias.
Pedro era como nós somos. Ele sempre ia aos extremos. Primeiro ele foi a um extremo, e em seguida foi ao outro extremo. Num instante ele disse que o Senhor jamais lavaria os seus pés. Então ao ouvir o  Senhor dizer que ele não teria parte com Ele, se não tivesse os pés lavados, ele pediu que sua cabeça e suas mãos fossem lavados. O Senhor Jesus mostrou-lhe que o outro extremo também estava errado. O Senhor disse que quem se banhou não necessitava lavar senão os pés. Ninguém pode arrepender-se e crer no Senhor duas vezes. Ninguém pode ser regenerado duas vezes. Ninguém receber o Salvador duas vezes. Desde que voce venha ao Senhor Jesus e O aceite como salvador, isso é suficiente. Talvea vove duvide por alguns dias,  talvea voce ache que ao aceitá-lo com Salvador, não o fez direito, e talvez comece a ter dúvidas  depois de alguns dias, voce quer aceitá-Lo novamente. Mas o Senhor disse que não há necessidade disso. A cabeça não precisa ser lavada outra vez, tampouco as mãos. O Senhor Jesus disse que os já se banharam precisam apenas lavar os pés para estar totalmente limpos. Precisamos de apenas um banho para o corpo todo. Apesar de tocarmos o mundo e sujar os nossos pés freqüentemente, isso não afeta alimpeza do nosso corpo inteiro. A necessidade é de apenas um banho para o corpo todo. O banho não precisa ser repetido.  Alelui! Mesmo que ande na lama e seus pés fiquem imundos, isso não prejudicará a limpeza de todo o corpo. Seu corpo não precisa ser limpo novamente.  Desde que tenha recebido o Senhor Jesus como Salvador, seu corpo está limpo. A partie de então, voce não precisa lavar o seu corpo de novo. Quando uma pessoa é limpo uma vez, está limpa eternamente. Nimguém pode negar isso. Ela sujar os pés e ser cortada da comunhão do Senhor. Ela pode não ter parte no reino, mas todo o seu corpo ainda está limpo. Todos os são banhados precisão lavar somente os pés, e estarão totalmente limpos. O que estamos fazendo dia após dia é relembra do nosso Salvador. O Senhor Jesus completou uma obra eterna. Dia após dia, enquanto vivemos na terra, só precisamos mater os nossos pés limpos e livres da sujeira. Se por acaso ficarmos sujos, ainda podemos receber um lavar diário, a fim de podermos defrutar uma comunhão ininterrupta com o Senhor hoje e reinar com Ele amnhã. Esse é o nosso caminho. Que o senhor mantenha nossos limpos dia após dia, para que glorifiquemos Seu nome aqui na terra. 


         Pastor André Costa
Igreja Batista Nacional Ebenezer.





4 comentários:

  1. Mas que mensagem edificante!.......que cada um de nós se permita deixar Jesus lavar os nossos pés a cada dia. GRAÇA E PAZ
    Dani...ella

    ResponderExcluir
  2. existem coisas que acontece em nossas vidas que é de proposito do proprio Deus , o que vc diz de um homem nascer cego , so pra que um dia ele fosse curado pro Jesus!João 9.

    ResponderExcluir
  3. Para que o nome do Senhor seja exaltado e glorificado. Para que todos vejam que só o Senhor é Deus!!!

    ResponderExcluir