IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs




recados para orkut

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

AMOR INCORRUPTÍVEL.

"A Graça seja com todos os que amam ao Nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível". Ef 6.24;

Temos aqui uma definição do tipo do amor que permite um livre fluir da graça do Senhor sobre nossas vidas. Algumas versões bíblicas empregam um termo diferente na tradução deste texto e usam a expressão "amor sincero" ou ainda "amor perene". A Tradução Brasileira (SBB) e a versão Revisada (IBB) optaram pelo termo "incorruptível".
O Dicionário Vine nos mostra que a palavra grega empregada nos manuscritos originais pelo apóstolo Paulo nesse texto é "aphtharsia", que significa "incorrupção". A palavra é usada em referência ao corpo da ressurreição (I Co15. 42, 50, 53, 54;) uma condição associada com a glória, honra e vida (às vezes traduzidas por imortalidade - Rm 2. 7; II Tm 1. 10;) e que também pode dar ideia de sinceridade, mas dentro desta linha de pensamento. Já a Concordância Exaustiva de Strong nos aponta dois prováveis significados para esta palavra: 1) Incorrupção, Perpetuidade, Eternidade.  2) Pureza, Sinceridade.
O amor puro e sincero é aquele que não se corrompe, que traz em si a perpetuidade que dura para sempre.
A afirmação de Paulo aos efésios nos faz reconhecer que há pelo menos dois diferentes tipos de amor que os crentes podem estar manifestando ao Senhor: O que se corrompe e o que não. Portanto, quando falamos de amor ao Senhor, não basta apenas reconhecer que há os que amam e os que não amam (I Co 16.22;). Se assim fosse, nossa única mensagem seria a de levar os que amam ao Senhor a este nível de entrega. Porém nosso desafio é ainda maior, mesmo dentre os que hoje professam amar ao Senhor Jesus Cristo, há os que amam com amor incorruptível e os que tem deixado seu amor se corromper.

A CORRUPÇÃO ESTÁ LIGADA AO SER HUMANO.


Infelizmente, desde o início da relação com Deus o homem tem mostrado que a corrupção é latente em seu ser. A corrupção faz parte de nossa própria natureza afetada pelo pecado e precisa ser modificada pelo domínio do Espírito Santo em nós.
Além da queda de Adão e Eva no jardim do Éden, que demonstra claramente a inclinação do ser humano à corrupção, vemos nos dias de Noé que o dilúvio foi um juízo divino provocado justamente por esta mesma corrupção dos homens:
"Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo  desígnio do seu coração. Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafté. A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra e eis estava corrompida, porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé; Resolvi dar cabo de toda a carne, porque a terra está cheia da violência dos homens, eis que os farei perecer  juntamente com a terra." Gênesis 6.5, 9 - 13;

Além do ocorrido nos dias de Noé, um dos exemplos de corrupção que mais me impressiona é o que acontece com o povo de Israel no deserto, depois de o senhor ter tirado do Egito com mão forte, sinais e prodígios. Moisés sobe ao monte para receber os mandamentos e ouve de Deus a seguinte afirmação:
"E o Senhor me disse: Levanta-te, desce depressa daqui, porque o teu povo que tiraste do Egito já se corrompeu, cedo se desviou do caminho que lhe ordenei, imagem fundida para si fez." Deuteronômio 7.12;

Estamos falando da geração que viu a glória de Deus como nenhuma outra! O relacionamento com Deus mal havia se iniciado e eles já haviam se corrompido. É triste reconhecer a inclinação do homem à corrupção, inclusive  em nosso amor ao Senhor. Era para esta geração ter amado profundamente a Deus, mas esqueceram d'Ele bem depressa. Contudo não estamos falando apenas de uma geração pertencente a um passado distante, pois este é o reflexo de nossa geração atual. Estamos repetindo os mesmos erros do passado.
O desfio de todo cristão é caminhar com Deus numa dimensão onde ele conserva seu amor intocável, incorruptível. A igreja brasileira vive um crescimento inédito. Nunca tivemos tantas conversões como vemos atualmente. Nossas igrejas nunca cresceram antes com crescem agora. Contudo, alguns dados estatísticos indicam que quantidade de desviados em nosso país é quase a mesma do número de cristãos firmes. A proporção está quase que de um por um.
Portanto, nosso desafio não é apenas ganhar os perdidos, mas ensiná-los a amar ao senhor e amar com u  amor incorruptível.

A FONTE DA CORRUPÇÃO.


Antes de querer lançar a culpa sobre qualquer outro fator ou pessoa, temos que admitir que a corrupção está ligado ao ser humano, à sua natureza carnal e pecaminosa. O apóstolo Paulo chamou esta condição interior de um cativeiro de corrupção:
"Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus." Romanos 8. 20, 21;

A palavra grega traduzida como corrupção é "phthora" e segundo a Concordância de Strong, significa:
1) corrupção, destruição, aquilo que perece.
2) aquilo que está sujeito à corrupção, que é perecível.
Em outras palavras, fala de algo que se estraga, que deixa de ser como inicialmente era, fala de decadência. O pecado é uma fonte de morte, de corrupção e este reconhecimento levou o apóstolo Paulo ao seguinte desabafo:
"Miserável home que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Romanos 7.24;

A fonte de toda corrupção (inclusive do nosso amor para com  o Senhor Jesus) se encontra em nossa própria carne. É por isso que o crente em Jesus deve aprender a andar no Espírito e assim mortificar a sua própria carnalidade. É udo uma questão de onde investimos e o que fortalecemos em nossas vidas:
"Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear isso também ceifará. Porque o que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção, mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna." Gálatas 6.7;

O fato de termos uma potencial fonte de corrupção em nós mesmos não significa que esta seja inevitável. Não estamos fadados ao fracasso, temos uma escolha. E quando falamos desta nossa inclinação carnal, estamos falando de nossos desejos:
"No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem que se corrompe segundo as concupiscências do engano." Efésios 4.22;

Nossa carne carrega desejos enganosos e não podemos nos entregar a eles. Antes, pelo contrário, devemos nos despojar deles (de tudo aquilo que fazia parte da antigo forma de viver). Esta é a única forma de não nos deixarmos ser vencidos por esta corrupção da carne. É por isso que precisamos nos encher da Palavra de Deus. Ele é um poderoso instrumento de Deus para nos fazer andar em vitória. Quando nos afastamos da Palavra, a corrupção certamente nos dominará. Foi o que aconteceu nos dias de Neemias:
"De todo nos corrompemos contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo." Neemias 1.7;

Apesar de carregarmos em nossa própria carne o que podemos chamar de uma potencial fonte de corrupção, há ainda outros fatores externos que contribuem para tal.

A CORRUPÇÃO DO MUNDO.


Todo cristão terá que enfrentar a força corruptora das paixões que há no mundo e aprender a guardar-se de ser contaminado por elas:
"A religião pura e imaculada para co Deus, o Pai é esta; visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se das corrupções do mundo."  Tiago 1.27;

A única forma de guardarmo-nos desta força maligna de corrupção do mundo é nos enchendo da Palavra (as preciosas promessas que o texto menciona) e da presença (natureza) divina pela habitação do Espírito em nós:
"Pelas quais nos tem sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas  vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção  das paixões que há no mundo." II Pedro 1.4;

Quando falamos no mundo, estamos falando de um sistema que engloba muitas estratégias para pressionar os cristãos. São hábitos, padrões, comportamentos sem contar da força direta da mídia que rege estes padrões e tenta mascarar nossos valores. Porém, dentro de todo este sistema, temos que vigiar em especial com as pessoas que nele estão inseridas, pois a Bíblia declara que as más companhias corrompem os bons costumes:
"Não vos deixeis enganar; más companhias corrompem bons costumes." I Coríntios 15.33;

Uma das coisas que o sistema (com as pessoas a ele pertencentes) vai fazer é substituir seu amor ao Senhor. Isso mesmo, ele vai pregar diretamente o abandono de amor pelo Senhor, ele vai tentar fazer com que você ame as coisas deste mundo e desta forma, o seu amor por Jesus vai começar a se esfiar (Mateus 24.12;). Então, à medida que você começa a se envolver com as coisas deste mundo, vai se distanciando cada vez mais de Cristo. Foi o que aconteceu com um dos cooperadores de Paulo em seu ministério; ele declarou:
"Por que Demas tendo amado o presente século, me abandonou e se fora para Tessalônica." II Timóteo 4.10;

A Tradução Brasileira optou pelo termo "o mundo presente" neste texto. E este versículo mostra que a forma que satanás usa neste sistema mundano para nos afastar do amor ao Senhor e tentando nos seduzir com o amor ao mundo. Então, a consequência imediata é o abandono não só do discipulador, mas do próprio Cristo. E esta progressão do amor ao mundo vai até que acabemos por se achados como inimigo d'Ele:
"Adúlteros, não sabeis a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigos de Deus." Tiago 4.4;

Tiago chama aquela que se tornaram  amigos do mundo de adúlteros. Outra versão usa o termo "infiéis", o que significa exatamente a mesma coisa, alguém que quebrou  a sua aliança, o seu compromisso com o Senhor. Por isso devemos guardar nosso coração a fim de não seja seduzido pelo amor ao mundo:
"Não ameis ao mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele, porque tudo que há no mundo, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como sua concupisciência, aquele porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente." I João 2. 15 - 17;

PROSTITUIÇÃO ESPIRITUAL.


Tiago usou a expressão "adúltero" ao se referir aos cristãos que dá as costas a Deus e envolvem-se com o mundo. A Bíblia usa repetidas vezes expressões que indicam a prostituição espiritual  ao se referir à corrupção do amor ao Senhor. Esaú é um exemplo (negativo)  disto nas Escrituras. Tinha direito à herança de Abraão e Isaque por nascimento, mas desprezou e ficou conhecido como alguém que se prostituiu:
"E ninguém seja fornicador ou profano como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito à primogenitura. Poque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou." Hebreus 12. 16, 17;

As Escrituras o chama de fornicador e profano. De acordo com Concordância de Strong, a palavra traduzida de fornicador é "pornos" e significa;
1) homem que prostitui seu corpo à luxúria de outro por pagamento.
2) prostituto.
3) homem que se entrega à relação sexual ilícita, fornicador.
A palavra de Deus emprega este mesmo exemplo de prostituição em relação a Israel que deixou de amar e seguir ao Senhor:
"A mim veio a palavra do senhor, dizendo: Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém, Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem e do teu amor quando noiva e de como seguias no deserto, numa terra em que se não semeia." Jeremias 2. 1, 2;

Deus compara seu povo a uma noiva e enfatiza que lembrava de seu amor antes de se corromperem. E continua empregando exemplos de prostituição na mensagem dada ao profeta:
"A tua malícia te castigará e as tuas infidelidades te repreenderão, sabes pois e vê que mau e quão amargo é deixares o Senhor teu Deus e não teres temor de mim, diz o Senhor dos Exércitos. Ainda que há muito quebrava eu o teu jugo e rompia as tuas ataduras, dizias tu: Não quero servir-te. Pois em todo outeiro alto e debaixo de toda árvore frondosa, te deitavas e te prostituías." Jeremias 2. 19, 20;

Novamente vemos os termos "infidelidade" e "prostituição" sendo usados. Quando deixamos nosso amor se corromper e nos afastamos do Senhor, estamos praticando algo semelhante ao adultério, só que no plano  espiritual.
A Bíblia está repleta de gente que se corrompeu em sua relação com Deus: Esaú, Sansão, Saul, Uzias, Judas e muitos outros. Mas quando olhamos só para estes exemplos acabamos associando a corrupção do amor ao Senhor só a casos mais graves, como os dos desviados.
Porém, de acordo com o ensino do Senhor Jesus, há diferentes níveis de adultério:
"Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu porém vos digo, qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no coração, já adulterou com ela." Mateus 5. 27, 28;

Há adúltero físico e do coração.É lógico que o adúltero físico, com o envolvimento sexual, tem consequências mais graves. Contudo, o adúltero no coração não deixa de ser pecado e pode ser o passo para o outro nível de adultério. Alguém que está praticando o adultério no coração não pode se gloriar de que está bem, ainda que sua situação não seja tão grave como a de quem cometeu adultério físico. Semelhantemente, não adianta nos justificarmos alegando que não estamos desviados, se nosso amor ao Senhor vem se enfraquecendo é porque em algum nível estamos nos corrompendo. Estamos adulterando!
Como afirmei no capítulo dois, a falta de amor ao Senhor é pecado, é desobediência que será seguida de maldição. Portanto, precisamos nos arrepender e buscar ao Senhor permitindo que Ele nos restaure. Na mensagem do profeta Jeremias, Deus revelou se profundo amor ao seu povo, dispondo-se a perdoá-los e recebê-los novamente, ainda que tivessem se prostituído:
"Se um homem repudiar sua mulher e ela o deixar e tomar outro marido, porventura aquele tornará a ela? Não se poluiria com isso de todo aquela terra? Ora, tu te prostituístes com muitos amantes, mas ainda assim, torna para mim, diz o Senhor." Jeremias 3.1;

Assim como o Senhor chamou seu povo de volta, perdoando-lhes a prostituição espiritual, Ele também está te chamando de volta. Não importa o nível de corrupção que você se permitiu ter, Ele quer restaurá-lo! Porém,  mais do que ser restaurado da corrupção de nosso amor ao Senhor, precisamos aprender a caminhar de modo a evitar que isso aconteça.
S aprendermos a amar a Cristo com amor incorruptível, caminharemos debaixo de uma expressão maior da Graça de Deus:
"A Graça seja com todos os que amam a Nosso Senhor Jesus Cristo com amor Incorruptível." Efésios 6.24;


                                                      Pastor André Costa.