IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs




recados para orkut

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A CURA DE UM LEPROSO.



Mateus 8:1:4;
Estamos diante da cura de um leproso, algo que era considerado uma doença terrível.
A Lepra é mencionada no livro de Levítico nos capítulos 13 e 14; Varias eram as doenças de pele que eram consideradas como lepra.
Como isso era constatado:
O homem que tinha uma enfermidade na pele era levado ao sacerdote e este verificando essa enfermidade a constatando a lepra era considerada imundo.
Muitas das vezes uma determinada doença de pele era tratada por um período de 7 dias, o sacerdote voltava e o examinava, se o diagnostico fosse ainda que ele estivesse com a doença ficava mais 7 dias, e constatando a cura, era considerado limpo. Então suas vestes eram lavadas.
Nos versículos 44 a 46 de Levítico 13 diz: LEPROSO É AQUELE HOMEM; IMUNDO ESTÁ; O SACERDOTE O DECLARARÁ TOTALMENTE IMUNDO; NA SUA CABEÇA TEM A SUA PRAGA;
TAMBEM AS VESTES DO LEPROSO, EM QUE ESTÁ A PRAGA, SERÃO RESGATADOS, E A SUA CABEÇA SERÁ DESCOBERTA; E COBRIRÁ O LABIO SUPERIOR E CLAMARÁ; IMUNDO, IMUNDO;
TODOS OS DIAS E QUE A PRAGA ESTIVER NELE, SERÁ IMUNDO; IMUNDO ESTÁ, HABITARÁ SÓ; A SUA HABITAÇÃO SERÁ FORA DO ARRAIAL;
LEVITICO 14: NOS MOSTRA A LEI PARA O LEPROSO QUE ERA SARADO OFERECER UM SACRIFICIO A DEUS PELA CURA. ISSO ERA FEITO PELO SACERDOTE GERALMENTE ERA OFERECIDO UM CORDEIRO PARA EXPIAÇÃO PELA CULPA.
Aprendo algumas lições com este texto:
 Primeiro: Esse homem reconheceu Jesus como Sumo Sacerdote, pois sabia que este trabalho só poderia ser feito por um sacerdote, ele viu alem daquelas pessoas o que Jesus poderia fazer por ele. Jesus acabava de descer do monte onde ali tinha pregado o sermão da montanha, talvez esse homem pudesses estar ali no seu canto separado ouvindo que bem aventurado é o pobre de espírito porque dele é o reindo dos céus. Este leproso reconheceu em Jesus o messias que iria de vir, pois um dos sinais do messias seria curar os leprosos.
Segundo: A Fé daquele homem agiu em seu favor. Sem fé é impossível agradar a Deus;
A palavra de Deus diz que ele o adorou, antes mesmo de ouvir a resposta de Jesus. Ele considerou o fato de adorá-lo primeiro mesmo que a resposta de Jesus fosse Não. Muitas das vezes só adoramos a Deus após receber dele o sim. Pois a nossa fé às vezes é que ele pode fazer, mas será que irá fazer?
Terceiro: O Sim de Deus para aqueles que creem que ele pode fazer todas as coisas
A Palavra diz em Mateus 7:7-8: Pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e o que bate se abre;
Em IICo 1:18 diz: Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é por mim, e Silvano, e Timóteo,não foi sim e não; mas nele houve o sim. 20 Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para a glória de Deus por nós.
Quarto Jesus nos mostra que Deus vela por sua palavra.
Muitos de nós não damos o valor ao antigo testamento dizendo que Jesus o aboliu. Jesus disse não pensem que vim abolir a lei e os profetas, não vim abolir e sim cumprir; Mt 5:17; Jesus pede ao homem que vá ao sacerdote e mostre para ele como foi curado e apresente a oferta que Moises determinou, para lhes servir de testemunho;

 Algumas aplicações para nossas vidas;
·         A lepra como o pecado nos separa de Deus, torna as nossas vestes sujas.
Mas o Salmista diz no Salmo 51-7: Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve;
Faça como este exemplo: Busque ser limpo e purificado por Deus.
·         A Fé moveu a resposta de Jesus; Hb: 11:6 diz: Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam;
·         Jesus sempre dirá para nós sim. Desde que o que foi pedido seja para gloria do Pai. João 14:13; e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Hebreus 12: Diz: Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos esta proposta, V2 olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à direita do trono de Deus.
Este homem mudou a situação da Sua vida crendo que o messias estava na sua frente, e que ele poderia purificá-lo daquela lepra.

Hb 8 e 9 falam sobre Jesus como Sumo Sacerdote;
                            

                        Diácono Eduardo Lara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário