IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PESSOAS QUE DÃO BONS FRUTOS.


Deus criou o homem com intuito de viver com ele eternamente, mas o pecado fez essa separação entre o homem e Deus, como diz o profeta Isaias no capitulo 59-1:2 
{1}1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2}2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Mas tudo isso muda quando aceitamos a Jesus como único e suficiente salvador como está escrito em João 1: 29: 
No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
A palavra de Deus diz que quando aceitamos a Jesus nova criatura somos; 
(II Co 5:17 Assim que, se alguém  está  em Cristo, nova criatura  é:  as  coisas  velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Então qual é o intuito do Senhor, já aceitamos a Jesus como único e suficiente salvador só isto basta? O que devemos fazer para que nome do Senhor seja glorificado?
Vamos meditar no evangelho de Jesus Cristo conforme escreveu o apostolo João. Capitulo 15

Continuação das últimas instruções aos discípulos

   {1}1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
A ceia chegara ao fim. Jesus e seus discípulos estavam a caminho do Getsêmani (14:31; 18:1). A Conversa não tinha chegado ao fim. O tempo estava se esgotando. Jo 15:1-17: No AT, Israel é retratado como a videira (Isaias 5:1-7) que Deus tirou do Egito e plantou numa nova terra, mas que muitas vezes havia deixado de dar os frutos que Deus esperava. Jesus é a videira real, que cumpriu o propósito de Deus onde Israel havia falhado e que criou um novo Israel (os “ramos” são aqueles que crêem nele).

   {2}2 Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Cada ramo de uma videira sai diretamente do tronco principal. Quando os ramos são cortados, aqueles que deram fruto podados a uma distância de 3 a 6 cm do tronco. Eles “permanecem” no tronco durante o ano à medida que ele cresce ao seu redor. Então os ramos brotam rapidamente e voltam a dar frutos. Os que não dão frutos são cortados pela base e só servem para fazer fogo.

   {3}3 Vós   estais limpos pela palavra que vos tenho falado.
A palavra de Deus é como água que limpa e purifica. Como está escrito: Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra. Salmo 119.9

   {4}4 Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
   {5}5 Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.
   {6}6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.  {6}                                                                                                
   {7}7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.  {7}
   {8}8 Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 

Nos como Cristãos temos que dar frutos para o pai. Como Jesus o fez desde o ventre de sua mãe como diz em Lucas 1:42 onde Isabel cheia do Espírito Santo disse a Maria: 
Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre!

Bendito: ou Abençoado no Salmo 1-2:3 diz: 
 Antes,  tem  o seu prazer na lei do  Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite.  
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.  Sermos abençoados e abençoadores crescendo em graça e conhecimento e não nos conformando com as obras da carne que leva a morte.

É preciso ter prazer em meditar na palavra de Deus. Quando um cristão é alicerçado pela palavra pode vir o vento ou as chuvas e ele não se abalará. A diferença está em saber que Deus é o seu socorro bem presente na hora da angustia.  Quando se tem o prazer na lei do Senhor e ela é aplicada ao seu dia a dia tudo que fizeres prosperará. Por isso não devemos nos desanimar, aquele que veio não somente para roubar, matar e destruir (satanás) não tem interesse em ver um cristão conhecendo a Deus. Pois podemos nos lembrar no Evangelho de Jesus Cristo conforme escreveu o evangelista Mateus Cap. 4 o Nosso Senhor Jesus foi tentando por satanás e Jesus derrotou satanás pela palavra de Deus.
No Evangelho segundo Lucas 2:40 Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. O menino aqui citado era Jesus. Portanto devemos crescer e nos fortalecer nos enchendo de sabedoria que vem do alto. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31
Sendo semeadores
II Corintios 9:7:11 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.  {7} {8}8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,  {8} {9}9 como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.  {9}
   {10}10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,  {10} {11}11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.

 Semear, ofertar, e ser abençoado por Deus pois fazendo com o coração cheio de alegria e não com tristeza ou por necessidade O próprio Deus que dá a semente ou seja o nosso sustento nos dá o pão e multiplica a nossa sementeira.
II Reis 4:8-17 A Mulher Sunamita que abençoara o Profeta Eliseu é um exemplo de semeadora de mulher que deu bons frutos. O alimentava quando ele passava pela sua cidade em um certo momento até o recebeu em sua casa construindo para ele um quarto para que o profeta de Deus pudesse descansar. As vezes limitamos o agir de Deus em nossas vidas pois não temos um coração aberto a ajudar alguém pela avareza ou até mesmo por acharmos que não temos condições de ajudar. A palavra que está escrita em II Corintios 9-7:11 Diz que devemos contribuir segundo o nosso coração no versículo 10 diz: Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da  vossa justiça; Quando contribuímos, ofertamos ou dizimamos devemos fazer de todo nosso coração, não com interesse de ser abençoado por Deus, não por obrigação ou não porque seu líder ou pastor fez um apelo. Pois o mesmo que da a semente da o pão e aumenta e multiplica sua sementeira. Deus se alegra quando um filho seu se propõe em ajudar com ofertas. E Lembre-se sempre oferta maior Deus fez por nós dando seu filho unigênito para morrer em nosso lugar na cruz do calvário para não perecermos mas sim termos vida eterna.
Sermos justos: A Pessoa que está corretamente relacionada com Deus pela fé, Romanos 1:17; 
"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé", e, por isso, procura nos seus pensamentos motivos e ações obedecer aquilo que Deus, em sua palavra estabelece como modelo de Vida: (Romanos  4:3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.)
Cheios dos Frutos da Justiça:
Filipenses 1: 11 cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Provérbios 11:30 – O Fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio;
Tiago 3:17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. 18}18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

Dar frutos é crescer fortalecidos em Jesus como videira e nos como ramos, sendo limpos de todos os pecados para darmos mais e mais frutos, é fazermos a vontade do pai, é manter sua palavra em nós para permanecermos nele. É ir e pregar o evangelho a toda criatura é ser luz para o mundo;
Sermos Luz para o mundo: Efésios 5:8-9;
 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);

Devemos 8(Produzir, pois, frutos dignos de arrependimento) como o profeta João Batista diz em Mateus 3:8 compreendendo que somos pecadores falhos mas que somos justificados por Jesus Cristo. Dando bom testemunho e endireitando os caminhos para o senhor.
Não devemos ser como a A figueira seca. Marcos 11:12:14;
   {12}12 E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.  {12}
   {13}13 Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi  ver  se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.  {13}
   {14}14 E Jesus, falando, disse à figueira:  Nunca mais coma alguém fruto de ti.

Vamos nos ater a figueira, uma das dificuldades de compreensão se dá por desconhecermos a relação entre frutos e folhas da figueira, coisa corriqueira numa cultura agrícola como era a do antigo oriente próximo, mais especificamente da Palestina, alguns dizem que os primeiros brotos de frutos da figueira aparecem dois meses antes das folhas, portanto, mesmo não sendo época de figos, a figueira já aparentava maturidade suficiente para mesmo fora de época, possuir frutos! Existem pessoas que aparentam ser que realmente não são. Devemos lembrar que o nosso Deus não vê como o homem vê, e sim se atenta ao coração pois do coração que procedem as fontes da vida Pv 4:23;

Alguns Versículos: que aplicados dão bons frutos:

Na correção
Hebreus 12:11 E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.  

Para o Louvor de Deus
Hebreus 13:15 Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

Sabedoria e Justiça
Tiago 3:17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. }18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

Que o Senhor nos de continuamente graça para sermos frutíferos no nome poderoso de Jesus Cristo.
“Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?” Jeremias 23:29

Diácono, Eduardo Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário