IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs




recados para orkut

domingo, 27 de maio de 2012

Egito ou Canaã onde você está ?


Capítulos 12:13 de Gênesis

Capitulo 12
V 5  E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.
Abrão já era um homem prospero. Na realidade após o dilúvio (exterminação da humanidade pecaminosa), os homens voltam a se rebelar contra Deus. Nosso Senhor não permite que os homens tenham êxito em criar a torre de Babel, e cria uma confusão de línguas, nesse mesmo período Deus separa Abrão;
V 7 E apareceu o  Senhor  a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao  Senhor , que lhe aparecera.  
Uma diferença daqueles que escolhem Canaã é não perder a comunhão com Deus. Abrão nunca abandonou as Tendas e os Altares do Senhor.

O Egito
O Egito representa para nós o mundo uma nação que não temia ao Senhor, que não dependia de Deus;
V 10:11 Abrão desce ao Egito. Um erro que Abrão cometeu pois nesse período Abrão abandonou os altares do senhor. Nesse mesmo período Abrão é sujeitado a Mentir (mesmo sendo uma meia mentira pois Sarai era sua meia irmão, mas os meios não justificam os fins);

Capitulo 13 Abrão volta do Egito
V 2  E  ia  Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.
O que aprendo aqui é que no Egito podemos prosperar como aconteceu com Abrão, podemos não passar por necessidades, mas em contra partida perdemos a comunhão com Deus

V. 4 Abrão volta a comunhão com Deus
Abraão volta ao lugar de inicio, ao lugar de Adoração ao Senhor.
Ló também ficou bem sucedido ao aproveitar dos benefícios do Egito. Antes o homem que dependia do seu tio hoje já não poderia mais viver com ele pois já tinha conquistado muitos bens.
Há separação entre Abrão e Ló um destino abençoado para um e trágico e triste para o outro;


No versículo 10 Ló escolhe o Egito novamente mas agora em Sodoma e Gomorra:
V 10 E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que  era  toda bem regada, antes de o  Senhor  ter destruído Sodoma e Gomorra, e  era  como o jardim do  Senhor , como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
Em contra partida Abrão


V. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma.
Ló aos poucos foi chegando a Sodoma. Onde já não mais estendeu suas tendas, pois morava em casa. Uma cidade onde não habitava nosso Deus.

V. 14 E disse o  Senhor  a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;

V. 15 porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre.
As vezes temos que deixar os Ló´s que nos impedem de receber as benção do Senhor. Devemos buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas.
O Tesouro de Abrão estava na fé em Deus, na dependência em Deus. Na confiança da aliança de Deus com ele;
O Tesouro de Ló estava nas riquezas ajuntadas nesse mundo;
Mateus 6:19 Diz para não ajuntarmos tesouros na terra onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração.

V. 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas  coisas  vos serão acrescentadas.







                                         Diácono: Eduardo Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário