IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs




recados para orkut

quinta-feira, 10 de março de 2011

Quer saber?



Outro dia me cercaram de perguntas interessantes: Tio Willian "os meus alunos me chama assim"  O que é som?Qual a diferença entre som e ruido ou barulho? Como se propaga? e a música o que é? E o ritmo? E a melodia? E a harmonia , o que é?

Oxente! Fiquei atordoado!!! Ok, vamos lá para as respostas:


O que ´som?

O som é produzido por um movimento vibratório que se propaga pelo espaço, sendo que todo objeto nesse espaço é por ele afetado.
Não é a matéria do ar que caminha levando o som mas, um movimento de sinal que passa atraves da matéria modificando e inscrevendo nela de forma fugaz o seu desenho.
O som é produzido por uma seqüencia rapidíssima, geralmente imperceptível de impulsões e repousos seguidos de suas reinterações.
Em outros termos, pode-se dizer que a onda sonora é formada de um sinal que se apresenta e de uma ausência que pontua desde dentro, ou seja desde sempre a apresentação do sinal.
O tímpano audível registra esta oscilação como uma série de compressão e descompressões, sem este lapso de tempo o som não pode durar e nem sequer começar. Não há som sem pausa, o som é a presença e a ausência por menos que isto possa parecer, permeando o silêncio. "Há tanto ou mais silêncio no som, quanto som no som".

Diferença entre som e ruido.Mas também ao contrario, há sempre som dentro do silêncio mesmo isolado experimentalmente de todo ruido externo, fechado em uma cabine à prova de som, escuta-se no mínimo os barulhos do nosso próprio corpo; Produtor e reprodutor de ruido.
Na natureza aparecem dois grandes modos de experiências de ondas complexas que fazem o som: Freqüências Regulares e Irregulares.
As Freqüências Regulares, constantes e estáveis, produzem sons bem definidos. Ex.: O tic-tac de um relógio; Outro exemplo de vibrações regulares é o do vogal "A".


O que é Ruido ou barulho?

A vibração causada por freqüência irregulares, inconstantes e instáveis, produz ruidos ou barulho. Ex.: O ruido dos carros na cidade.
O ruido é uma mancha que não distinguimos: Freqüência Irregular é a oscilação que nos soa desordenada.
Certos tipos de música utilizam sons de vibrações regulares. As músicas tradicionais por exemplo, utilizam apenas este tipo de som.
Na música contemporânea aproveitam os sons de vibrações irregulares e também qualquer tipo de ruido, sons de vibrações  irregulares.
Ao fazer música as culturas trabalham nessa faixa em que o som  e o ruido se opõem e se misturam. O barulho de um Flandres caindo ao solo por exemplo foi considerado como ruido. Um dia o compositor Heitor Villa Lobos utilizou-se desse som para a sua obra "Primeira Missa no Brasil" a folha de Flandres se tornou um instrumento.
A música contemporânea lança mão de todo tipo material sonoro como o ruido, sons com alturas determinadas, sons misto produzidos natural ou artificialmente por meio de aparelhos eletrônicos e também utilizam o silêncio como elemento de expressão.

Como o som se propaga?

Como já foi falado antes, se propaga pela espaço em forma de ondas chamada "Ondas sonoras", sendo que todo objeto nesse espaço é por ele afetado.

O que é música?

Música é incontestávelmaente a maravilhosa "Arte de Combinar Sons" se modo a proporcionar ao ouvido humano verdadeira sensação de prazer.
Na época da minha iniciação musical com o saudoso maestro Durval Montanhas, a resposta era "Música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma, mediante o som". A música na realidade está presente em muitas fases da nossa vida como por exemplo: Na alegria, na tristeza, no amor, no riso, no choro e na guerra. Nós talvez não conseguimos cantar mas, ela está presente em nossas vidas.

O que é Ritmo?

Ritmo em uso, é  divisão dos compassos ou, equilíbrio dos movimentos.


O que é Melodia?

Melodia é a combinação dos som sucessivos, dados um após o outro.

Harmonia o que é?

Harmonia é a combinação dos sons simultâneos dados de uma só vez.

O ritmo nos remetem a compasso, tempo. Sem ele não teríamos com identificar se é samba, se é valsa, se é rock ou um bom bolero. Então ele é fundamental na música.

A Melodia é a palavra da música. É por ela que sabemos o que está sendo executado através da voz humana ou atraves de instrumentos.

A Harmonia funciona como o corpo da música, é   o que dá o enchimento, o "sabor", a beleza da peça executada.
Costumo dizer que a música se divide que nem o corpo humano; Cabeça. Tronco e Membros.
Na música; Melodia, Harmonia e Ritmo. Que tal a minha definição?

Em breve estaremos de volta.
Som
Saxofone Barítono.
         Ruido ou barulho.
Folhas de Fladres.
                                                                              



                                                                                                                                                                                                                 Willian Matos.










                                                                                                                           

Um comentário: