IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs




recados para orkut

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TRÊS GRANDES MOTIVOS PORQUE O DIABO QUER NOS DESTRUIR.

I - A ORIGEM DE SATANÁS.


De acordo com a palavra de Deus, satanás foi um anjo criado por Deus muito tempo antes da criação de homem. Em Ezequiel 28.14; está escrito: Tu eras querubim ungido, ou seja, era anjo com uma função, o de proteger, guardar e adorar a Deus. Ele era o querubim da guarda. Sempre encontramos querubim na Bíblia cm esta função no Jardim do Éden. Gênesis 2.24;
No propiciatório, Êxodo 25.18;
As cortinas do tabernáculo eram bordadas com figuras de Querubim. Êxodo 26.1;
O Senhor dos Exércitos entronizado entre os Querubins. I Samuel 4.4;
Os Querubins estendiam suas asas sobre o lugar da Arca. I Reis 8.7;
Para dar glória ou marcando Glória de Deus presente. Hebreus 9.5;
Ele era um anjo com atributos do que os demais anjos.
Ele tinha sentimento: Isaías 14.13, 14;  Ezequiel 11.14;
Seu nome era Lúcifer, palavra que em Latim significava: luciféus ou seja, aquele que trás a luz. Assim ele é descrito teologicamente. Porém não é mais anjo de luz, mas insiste em ser. Veja II Coríntios 11.14;

II - SUA QUEDA.


Em Ezequiel 28. 15 - 18; é revelado que sua queda foi provocada pelo pecado, que nascera dentro do seu interior  "O Orgulho", ambição pessoal e a soberba de espírito, apoiado em seu esplendor e na sua formosura achou que poderia crescer mais  e atingir uma posição até maior do que Deus.
Vejamos Isaías 14.13;, era dito que ele não abriu a boca, mas somente pensou e desejou no seu coração subir, colocar o seu trono acima do trono de Deus para ser semelhante ao Altíssimo. Com todo o seu esplendor, ele sabia que não era semelhante ao Altíssimo e sabia também existia um semelhante ao Altíssimo.
Jesus Cristo, sim esse é semelhante ao Altíssimo, veja Colossenses 1.15; Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois todos nós sabemos que Jesus sempre esteve ao lado do Pai durante toda a eternidade. O erro de Lúcifer foi pensar que tinha capacidade suficiente para ser maior do que Deus.
Veja que ele pensou, ou seja, tramou  o desejo em seu coração e passou esse desejo para a terça parte dos anjos. Ezequiel 28.16; está dito da multiplicação do teu comércio isso foi o primeiro trabalho de telepatia. Por telepatia, ele passou esse desejo para os outros anjos. Porém, ele não sabia que Deus é muito mais superior do que ele. Ele esqueceu desse atributo de Deus, Onisciência.
Quando subiu foi surpreendido pelo exército de Deus liderado por Miguel.

VEJA ESTE MISTÉRIO:

O desejo dele era ser semelhante ao Altíssimo. Isaías 14.14;
O nome Miguel é uma resposta dada por Deus a ele. Miguel significa: Quem é semelhante ao Altíssimo? Ou seja, uma pergunta para a estúpida vontade de Lúcifer que apontava a resposta para a direita do trono de Deus, onde Cristo está assentado como semelhança do Deus invisível. Colossenses 1.15;  Coríntios 4.4;
E houve batalha no céu, Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão e o dragão e o seus anjos batalhavam, porém foram derrotados e lançados para baixo. Perdeu assim a sus glória, seu esplendor, deixando de ser Lúcifer para ser satanás. Palavra Hebraica que significa, Adversário.
Pois desde então passou a ser adversário de Deus, No Grego seu nome é Diabo, significa caluniador.
É importante explicarmos uma coisa de que o pecado, não começou no céu onde muitos acreditam.

VEJAMOS ALGUNS MOTIVOS:

1º Quando Lúcifer desejou ser maior do que Deus ele estava na terra. Ezequiel 28.13; estava no Jardim do Éden, Jardim de Deus. Reino Mineral, muito tempo antes da criação do homem. A terra era um Reino Mineral.
A Bíblia diz que estava em baixo. Isaías 14.14; O próprio Lúcifer disse, "Subirei".
Se o pecado começou no céu, cai assim por terra por um atributo de deus a "Onisciência!", pois não saberá antecipadamente para poder evitar e assim contraria a sua palavra que no céu não entra  nada impune. Apocalipse 21.27;.
Porém o senhor Deus foi surpreendido por sua onisciência e onipotência ele descobriu antecipadamente a intenção de Lúcifer e o  derrotou ali o lançando por terra e prometeu um fim horrível para ele. A resposta para ele foi contudo. Será lançado no inferno, no mais profundo do abismo e nunca mais sairá.
Para sempre, Isaías 14.15; chegaste ao um fim horrível e não mais existirá. Ezequiel 28.19b;
Deus já sabia do seu intuito e já havia preparado o abismo do inferno para ele e seus anjos. Isaías 14.15b;  Mateus 25.41;.
Podemos então dar Glória a Deus, pois seu poder é muito superior ao de satanás. Aleluia!!! Deus é Onipotente!!!

VEJA COMO ELE ESTÁ HOJE.

Não tem mais Glória, esta Glória era representada com pedras preciosas na bíblia. Ezequiel 28.13; a Bíblia diz, cobrias-te, não cobrias-te não cobre mais.
Não é mais Querubim ungido. Ezequiel 28.14;.
Era perfeito, não é mais. Ezequiel 28.15;
Foi expulso da presença de Deus. Ezequiel 28.16;
Está cheio de orgulho. Ezequiel 28.17;
Seu interior está profanado. Ezequiel 28.18;
Se tornou horrível. Ezequiel 28.19;
Era protetor, hoje ele é adversário. Ezequiel 28.14;
Está condenado ao abismo. Isaías 14.15;  Apocalipse 20.10;  Mateus 25.41;.

III - PRIMEIRO MOTIVO PORQUE O DIABO QUER TE DESTRUIR.


Em João 10.10; está dito que ele roubar, matar e destruir. Em I Pedro 5.8; diz o apóstolo que ele anda em derredor, buscando a quem possa tragar.
A pergunta é, porque esta vontade de destruir o homem?
A resposta está em Gênesis 1.26; "E disse Deus, façamos o homem a nossa imagem a nossa semelhança".  e no versículo 27 está dito, Criou Deus o Homem a sua imagem, a sua imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou"
Imagine você, o ódio que satanás tem de cada um de nós,  pois o que somos é justamente o que ele tentou ser. Pois ele era apenas criatura de Deus.
Logo depois da sua queda, encontramos Deus em Gênesis 1.3 até o versículo 25, reformando a terra  que havia ficado sem forma e vazia devido à rebelião de Lúcifer e a batalha com os anjos.
Gênesis 1.2; e Apocalipse12z7; no versículo 26 e 27 de Gênesis Deus após reformar a terra e criar todos os animais, pega do pó da terra (barro) e fez um boneca e depois de pronto assopra em suas narinas o fôlego de vida e esse boneco de barro passa a ter vida sendo assim semelhante a Deus.
Satanás de longe, com certeza ficou assistindo a tudo e a sua ira e ódio se acendeu contra o homem. Talvez ele pensou, eu era um Querubim ungido de Glória, não consegui ser semelhante a Deus e esse monte de barro recebe este título. Vou destruí-lo e é por isso que o diabo de todas as formas destruir o homem. Sua primeira investida contra o homem foi justamente no Éden. Gênesis 3.1 - 15;
Meu irmão, quando ele olha para você  não ver você mas sim a imagem de Deus. Conforme Tiago escreveu em seu livro no capítulo 3.9b;.
Mesmo  uma pessoa no pior estado, seu pecado por pior que seja escravizado pelo diabo. O diabo ainda não está satisfeito, pois ele teme encontrar com Jesus através do Evangelho e conseqüentemente ser liberto do pecado e voltar a ser a imagem e semelhança de Deus através de Cristo Jesus. Pois o pecado tampou esta imagem. Veja Isaías 59.2; e João 1.29;.
Portanto meu irmão você que já está livre desse pecado, corra e leve esta mensagem para aquele que estiver preso pelo diabo através do pecado.
Está dito: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8.32;. Quem é a verdade? Resposta: João 14.6;.
A verdade da verdadeira imagem de Jesus e semelhança do Deus invisível Colossenses 1.15;. "...e se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". João 8.36;.

IV - SEGUNDO GRANDE MOTIVO PORQUE O DIABO QUER TE DESTRUIR.


Como se não bastasse o homem ser semelhante a Deus, também foi colocado no lugar de morada que um dia foi de satanás. "Estavas no Éden, Jardim de Deus". Ezequiel 28.13; (Reino Mineral)
Após a rebelião de Lúcifer, a terra se tornou um caos, o Éden Mineral foi deformado, mas quando Deus reforma a terra, ele reforma também o Éden, diz a Bíblia.
Gênesis 2.8; e plantou o Senhor Deus um jardim no Éden que já existia. Porém como reino mineral e agora como o novo Jardim do Éden. Não Mineral, mas Vegetal.
Depois de tudo pronto, ou reformado, Deus cria o homem  e o coloca no Jardim do Éden Gênesis 2.8b;
Imagine você o ódio e a raiva de satanás, vendo o homem a imagem e semelhança de Deus, morando naquele lugar que outrora fora sua casa.
Satanás edificou sua casa sobre a areia, veio a chuva do orgulho, encheu seu coração, o vento da soberba destruiu a sua Glória e o rio da destruição o inundou e levará ao lago de fogo.  Mt 7.26, 27; e Ap 20.10;
Enquanto obedecermos a Deus, estaremos sempre levando  a imagem e semelhança de Deus em nós. Pois obedecer é melhor que sacrificar. Sm 15.22;
Quando satanás foi até o Éden enganou a Adão e Eva, pensou ele mais uma vez que havia surpreendido Deus, mas antes do mundo existir na Onisciência de Deus, ele Deus preparou o Salvador do Homem.        Ap 13.8b;
Hoje todo ser humano independente de cultura, classe social e financeira, se é grande ou pequeno,  mesmo satanás tendo enganado o homem, todos tem o direito e podem ir morar no lugar que um dia foi morada de satanás. Pertinho de Deus.
Jesus disse: "Não se turbe  o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se assim não fora, eu vô-lo teria dito, vou preparar lugar. E quando eu for e  vos preparar, voltarei e voe recebereis para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também".             Jo 14. 1 a 3    
Qual o caminho ´para ir até essa morada. Disse Jesus "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Jo 14. 6;
Disse Jesus que ele mesmo é a porta Jo 10. 9;  Você entra pelo caminho Jesus. Jo 14. 6;
Acha a porta,entra nela Jesus. Jo 10. 9; e chega na Glória e na presença de Deus. Ap 21. 1 a 4;
Por isso que o diabo quer te destruir, pois o lugar que você vai, ele já andou e morou lá. Sabe que é maravilhoso, portanto quando ele olha para o homem deve ficar imaginando com muito ódio. Não acredito que esse homem vai morar naquele que um dia foi a minha casa.
Podemos então dar Glória a Deus, porque se o diabo acreditar que iremos para lá, iremos, mas se ele não acreditar, problema dele. Porque nós iremos assim mesmo. Não precisamos do seu testemunho, mas sim de Jesus. Jo 14. 6;  Mt 11. 28, 29;  Jo 14. 1 a 3;

V - TERCEIRO GRANDE MOTIVO PORQUE O DIABO QUER TE DESTRUIR.


Uma das coisas que o diabo sabe é que Deus é fiel naquilo que fala. Pois o mesmo conhece a Bíblia, eu diria que o diabo é o maior teólogo visto que conhece a bíblia de Gênesis a Apocalipse, mesmo não obedecendo e sim, sempre  contradizendo para desfazer as coisas de Deus.
Em Isaías 55.11; está escrito: "...assim será que a palavra que sair da minha boca, ela  não voltará vazia, mas fará o que me apraz e prosperará  naquilo para que foi enviada."
Sendo assim a palavra de Deus dita a satanás foi essa, logo depois de sua queda: "Mas serás levado ao inferno, ao mais profundo do abismo e nunca mais serás para sempre. E o fogo esterno foi preparado para ele e seus anjos, Ele será lançado no lago de fogo e enxofre." Is 14.15;  Ez 28.19b;  Mt25.41;
E quanto mais o tempo passa,  mais ele sabe dele ser lançado no lago de fogo e enxofre se aproxima. Porque Deus cumpri a sua palavra.
Por isso este é o 3º motivo porque ele quer te destruir, fazendo o homem pecar e se esquecer de Deus. Pois ele sabe que o pecado separa o homem de Deus. Is 59.2;
Conhece o que diz  o Salmo 9.17; os pecadores serão lançados no inferno e todas as pessoas que se esquecem de Deus.
Ele faz o homem cometer todo tipo de pecado possível, principalmente a ausência de Amor ao próximo.  Leia Mateus 25.31 A 46;
A ausência do amor ao próximo, é ausência de Deus em nós. Porque Deus é amor. I Jo 4.8;
Cabe a nós a responsabilidade de salvar estas pessoas das garras do diabo. Diz a Bíblia: "Salvai-os, arrebatando-os do fogo." Jd 23; Portanto, o lugar que o diabo vai, quer levar o maior número possível de pessoas com ele para o inferno.
Precisamos de estar sempre com Cristo, pois Cristo é aquele que desfaz as  obras de satanás. I Jo 3.8b;

VI A NOSSA DEFESA CONTRA SATANÁS É NOSSA VITÓRIA.


1º - Nos humilharmos. II Cr 7.14;
2º - Confessar nossos pecados. Pv 28.13;
3º - Nos convertermos II Cr 7.14;
4º Orar. II Cr 7.14;
5º - Abandonar o pecado. Pv 28.13;
6º - Receberemos o perdão dos pecados. II Cr 7.14;
7º - Deus passa a nos ouvir. II Cr 7.15;
8º - Prosperará nossa vida. II Cr 7.14;
Fazendo assim estaremos sendo purificados sempre e o sangue de Jesus nos purifica. I Jo 1.7; Isso  se andarmos na luz que é a imagem do Deus invisível. Jesus.
No demais irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas cilada de satanás.
1º - Cingidos os lombos. Ef 6.14; com a verdade, como Davi escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Sl 119.11; lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho. Sl 119.105;
2º - Couraça da Justiça. Veja o que disse Jó: Eu me cobria de justiça e ela me servia de vestes. Jó 29.14;
Disse Davi: Guia-me pelas veredas da justiça. Sl 23.3;
Pois que semeia a justiça terá recompensa. Pv 11.18;
Deve ser nossa cinto. Is 11.5;
Pois se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus não entraremos no reino dos céus. Mt 5.20;
3º - Pés para pregar o evangelho. Mc 16.15;
4º - Escudo da fé. Hb 11.1; e Hb 11.6;
Com fé apagamos todos os ataques do diabo em nome de Jesus.
5º Capacete da salvação. Certeza da salvação, convicção. Hb 10.22;
6º - Orando em todo o tempo e vigiando. Ef 6.13 a 18;

Que Deus em Cristo te abençoe e que através desta mensagem possa abençoar outros também.
Pois em Cristo Jesus somos mais que vencedores e podemos todas as coisas naquele que nos fortalece. Jesus Cristo e o seu sangue nos purifiquem de todo pecado. Amém!!!

                                      Pastor André Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário