IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs



quinta-feira, 29 de março de 2012

4 PASSOS PARA RECUPERAR O QUE SE HAVIA PERDIDO.


Texto I Samuel 30 - Davi derrota os amalequitas e traz de volta sua família.

Neste capitulo Davi voltava da guerra contra Israel, Davi como vivia sendo perseguido pelo rei Saul se exilou nas terras dos filisteus um dos maiores inimigos de Davi e do povo de Israel. Davi tinha ido com seus homens cobrindo a Rei Aquis, mas quando os comandantes dos filisteus viram a Davi, desconfiaram dele, pois conheciam o poder do Deus de Davi, mesmo não reconhecendo o Senhor imagino que eles sabiam que se Davi se unisse novamente com Saul eles poderiam vencer os filisteus. Mesmo em terras onde o povo era seu inimigo Davi sempre foi leal ao rei Aquis. Ao ser indagado a não participar da guerra o rei Aquis diz a Davi juro pelo nome do Senhor que você tem sido leal, e ficaria contente em tem servindo comigo no exercito. Desde o dia em que você veio a mim, nunca desconfiei de você. Mas os governantes não o aprovam. Então volte para casa vá em paz. Levante bem cedo e volte para casa. Talvez naquele momento Davi tivesse sentido um alivio enorme no seu coração, pois Davi não tinha nenhum interesse em lutar contra seu próprio povo. 3 dias foi o tempo que Davi e seus homens gastaram para chegar à cidade de Ziclague. Uma viagem cansativa, mas imagino eu uma viagem alegre, pois tinham sido impedidos de lutar contra seu próprio povo, e também a oportunidade de estarem em casa novamente com suas esposas e filhos. Mas ao chegarem o cenário que eles veem é de destruição total. Levaram seus filhos, esposas, velhos e novos como cativos. O povo amalequita era conhecido por ser um povo errante, que praticava assaltos e roubos. Eram inimigos de Israel no livro de Êxodo cap. 17:8-16, relata a batalha do povo de Israel contra os amalequitas, onde Josué tinha ido à frente da batalha enquanto, Moises, Arão e Hur, subiram ao cume do outeiro e ali, Moises levantava as mãos e o povo de Israel prevalecia contra Ameleque, mas quando abaixava as mãos Ameleque prevalecia contra Israel. Num certo momento Moises se cansou e o colocaram assentado em uma pedra e Arão e Hur sustentavam um de um lado e o outro de outro os braços de Moises isso até o sol se por. Assim Josué venceu o exercito amalequita ao fio da espada. Então disse o Senhor a Moises: escreve para memória num livro, e repete-o a Josué, porque riscarei totalmente a memória de Ameleque de debaixo dos céus. Edificou Moises um altar, e lhe chamou: O Senhor é a minha bandeira. Disse ele: Pois mãos foram levantadas ao trono do Senhor. O Senhor fará guerra contra Ameleque de geração em geração. Aqui começamos a entender a aflição de Davi e seus homens, no versículo 4 diz que Davi e seus homens choraram em alta voz até não terem mais forças. Aqui vemos Davi ficando angustiado, pois os homens queriam apedreja-lo, pois a ideia de ir a guerra tinha vindo de Davi. Mas nesse momento de angustia os passos que Davi da nos faz refletir como agimos em meio às perdas, em meio às frustrações em meio as angustias.

Nos dias de hoje não é muito diferente enfrentamos guerras hoje nossos inimigos não utilizam a espada para nos atingir, hoje existe uma batalha sendo travada no mundo espiritual e se não darmos passos certos podemos nos enfraquecer e até corremos o risco de perder a batalha. A palavra de Deus diz que nossa luta não é contra carne nem sangue mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo das trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes Efesios 6:12.

 Vou citar aqui alguns passos que Davi deu para recuperar o que se havia perdido.

1 Passo Davi chorou. 

Sim Davi chorou o homem cujo o Espirito do Senhor habitava chorou, e chorou até não ter mais forças. Mas este mesmo homem que chorou até perder as forças disse:
No salmo 30:5 Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha.

Jesus chorou ao ver o sofrimento de Maria e os judeus que acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. “Onde o colocaram?”, perguntou ele. “Vem e vê, Senhor, responderam eles. Jesus Chorou.

Apocalipse 7:17 porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima.

2 Passo Davi se Fortaleceu no Senhor:

Versiculo 6,
·        Davi porem, fortaleceu-se no Senhor o Seu Deus
·        Porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.
·        Porém ele se confortou em Jeová, seu Deus
·        Mas o Senhor, seu Deus, lhe deu coragem.

È necessário em meio a angustia se fortalecer no Senhor, Jesus no Getsemani disse aos seus discípulos “A minha alma esta profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo.”

O salmo 91: 1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 
2 Direi do  Senhor :  Ele é  o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

3 Passo Davi se posicionou perante ao Senhor:

Versiculo 7: Entao Daí disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: “Traga-me o colete sacerdotal”. Abiatar o trouxe a Davi e ele perguntou ao Senhor: “Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcança-los?

O Salmo 119:105: Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.

Apocalipse 1: 5 Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,  {5}
6 e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém

O Sacerdote era MEDIADOR entre Deus e o povo, oferencendo sacrifício e orando em seu favor.
Davi sempre em meio as batalhas ou decisões buscava ao Senhor. Hoje por Jesus Cristo somos Sacerdotes de Deus na terra. É importante sempre tomarmos decisões baseadas na palavra de Deus. Buscando do Senhor a direção e esperando dele sempre a resposta. Davi perguntou ao Senhor se deveria perseguir esses homens e tambem foi direto ao que precisava saber se iria alcança-los. As vezes não sabemos o porque das lutas e tribulações não conseguimos identificar onde esta a origem do problema e pedimos ao Senhor de forma aleatória uma resposta: A palavra de Deus diz Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Davi disse ao Senhor o seu objetivo e a resposta de Deus foi: Persiga-os; é certo que você os alcancará e conseguirá libertar os prisioneiros.

4 Passo Davi Agiu.
No versículo 9 Diz que Davi e os Seiscentos homens que estavam com ele foram ao ribeiro de Besor. Davi recebeu de Deus a resposta que precisava e foi com seus homens a procura dos amalequitas. Existe para nos hoje um palavra que Deus nos deixou para essas horas NÃO TEMAS ESTOU CONTIGO. Davi confiou no senhor como diz o Salmo 125: 1 Os que confiam no  Senhor  serão  como o monte Sião,  que  não se abala,  mas  permanece para sempre.

Moisés ao levar os cativos de Israel a libertação se viu de fronte com um mar, e nas costas havia um exercito egípcio, aos olhos humanos as dificuldades podem não ter fim e nem saídas, mas um dos nomes do nosso Deus é EL SHADAY DEUS TODO PODEROSO. Para Moises não havia saída mas Deus proveu uma saída para seu povo. Não é diferente hoje Sempre que as circunstancias te digam não tem saída lembre-se do EL SHADAY. Como diz o Profeta Isaias Operando Deus quem impedirá.
Isaias 43:10-13
10 Vós  sois  as minhas testemunhas, diz o  Senhor , e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu  sou  o mesmo,  e que  antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 
11 Eu, eu  sou  o  Senhor , e fora de mim não  há  Salvador. 
12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e  deus  estranho não  houve  entre vós, pois vós  sois  as minhas testemunhas, diz o  Senhor ; eu  sou  Deus. 
13 Ainda antes que  houvesse  dia, eu  sou;  e ninguém  há  que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?

Como disse no inicio nossa luta não é contra carne ou sangue então sede revesti-dos de toda Armadura de Deus: Efesios 6:10, e lembre-se II Timoteo 3:12 De fato todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos, mas Jesus disse: Tende bom animo eu venci o mundo Joao 16:33;

                                                                                  Diácono Eduardo Lara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário