IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO BAIRRO PETROVALE "BLOG OFICIAL"

IGREJA BATISTA NACIONAL EBENEZER DO PETROVALE. "BLOG OFICIAL"
Escola Bíblica, Domingo às 08:30hs
Cultos:
Domingo: 19:30hs
Quarta-feira: 19:30hs
Sexta-feira: 19:30hs
Sábado: Culto de Jovens às 19:30hs




recados para orkut

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A VIDA DE CALEBE.

Aprendendo a vencer gigantes com a Bíblia.

Sempre fui apaixonado por Calebe, creio que todos vocês conhecem,  Números 13; Quando Moisés manda 12 espias espiar a terra que receberiam por herança e na volta, leva uma amostra da terra e a palavra do Senhor diz que eles observaram a terra, viram que era boa, tinha frutos como nunca viram, mas... Estava tomada por anaques, que eram chamados gigantes do pescoço comprido, pelos amalequitas, enfim se viram diante de um grande obstáculo, a força e o tamanho do inimigo e com isso, quiseram desistir da herança e voltar para trás.

Mas no meio daqueles 12 homens, Calebe dá um grito e faz calar a multidão, que já estava toda inflamada pelos medrosos e veja o que ele diz:

Nm 13:30; Então [Calebe] fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. No meio do caos e do pânico, diante da força dos gigantes, um homem se levanta totalmente disposto a prosseguir e lutar.

Sempre que eu lia este texto, ficava pensando... Ah, como eu gostaria de ser como Calebe... Mas não fica por aí, veja o que Deus achou e como reagiu diante da coragem de Calebe. Nm 24.22; "Nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinai que fiz no Egito e no deserto, e toda via me tentaram estas dez vezes, não obedecendo a minha voz. 23 - Nenhum deles verá a terra que com juramento prometi a seus pais, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. 24 - Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me,  eu o 
introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá."

Havia  um Espírito diferente em Calebe, este era o Espírito de Deus e só nele conseguimos não temer gigantes,  enfrentar desafios, obstáculos. Calebe não conhecia apenas as promessas do Senhor, ele conhecia o Senhor das promessas e sabia que Ele jamais falha, com certeza,  o que dava a ele a convicção, era que os gigantes que estavam habitando a terra, que pertencia a ele, já era velhos conhecidos seus, eles já tinham guerreado lá atrás.

Lembra quando Josué enfrentou os amalequitas e enquanto isso Arão, Ur e Moisés no alto do monte orando,  ao ponto de Arão e Ur, ter que segurar as mãos de Moisés, pois observaram que enquanto seguravam as suas mãos ao alto, Israel prevalecia contra Amaleque? Vê se você consegui compreender... Os gigantes que eles temiam, eles já tinham vencido eles lá atrás,  já  tinham tido experiência de combate, onde Israel prevaleceu.

Eles já conheciam seus inimigos e viram Deus agindo a favor deles, só tinham que seguir em frente. Estava nas mãos deles vencer mais uma vez, enfrentar o desafio ou recuar, eles escolheram recuar, falaram até em apedrejar Moisés e escolher outro líder. Mas Calebe prevaleceu, porque tinha um espírito diferente.

Alguns anos depois nos encontramos com Calebe, reivindicando sua herança: Josué 14.7; 
Quarenta anos eu tinha quando Moisés servo do senhor, me enviou a Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. Ele não tentou animá-los, ele realmente estava animado, indiferente da força dos gigantes.

8 - Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração do povo, mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu deus. Quem inflamou o medo no meio de Israel, foram seus próprios irmãos, pessoas que já tinham enfrentado gigantes com ele, mas que agiam diferente, por não ter um Espírito diferente, como aquele que estava nele.

9 - Naquele dia Moisés jurou dizendo: Certamente a terra em pisou seus pés te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir o Senhor teu Deus. Não só ele mas os seus descendentes receberiam a herança porque ele prevaleceu, ficou firme, num momento em que todos quiseram recuar."

Amados(as), qual é o gigante  que te se levantado contra você? Por acaso é o gigante do fracasso conjugal? São gigantes da área financeira? Gigante da depressão?, Da decepção? Observe que os gigantes que estão te fazendo temer hoje, são os mesmos que você enfrentou no passado e saiu como vencedor(a). O que você está vivendo hoje, já pode ter vivido no passado e teve vitória, então porque temer agora?

Talvez o gigante que te oprime seja o vício, o desemprego, rejeição, seja qual for o gigante a escolha é sua: Voltar a trás, desistir, fugir ou seguir em frente, se lembrando que vocês já enfrentaram eles antes e dessa vez , suas promessas, estão perto de se cumprir e depende de você; ser como os dez vigias covardes ou como Calebe, que não se submeteu à pressão daquele momento, confiou que o Senhor entregaria o inimigo a eles, confiou e recebeu sua parte na herança.

E você? Vai voltar? Vai desistir? Ou vai seguir em frente, tendo a certeza das promessas do Senhor em Isaías 45.2; "Eu irei adiante de ti e tornarei planos os lugares escabrosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3 - Dar-te-ei os tesouros das trevas e as riquezas encobertas para que saibais que Eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome."

Deus está com você... onde quer que fores Ele luta com você e por você! Não desista de seus sonhos, das promessas de Deus para sua vida, por causa de gigantes que se levantam contra você. Salmos 91.11; "Porque aos seus anjos dará ordens ao seu respeito, para te guardarem em todos os teus cominhos."

E você poderá dizer: Salmos 6.10; "Serão envergonhados e grandemente perturbados todos os meus inimigos e tornarão atrás e subitamente serão envergonhados."

Salmo 9.3; "Porquanto os meus inimigos retrocedem, caem e perecem diante de mim."

Salmo 18.17; "Livrou-me do meu inimigo forte e daqueles que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu."

Tenha coragem não tema gigantes, você já venceu outras vezes, derrote-os para valer e mostre a eles, que em você há um espírito diferente, o Espírito de Deus, aleluia!

Depois me escreve contando a vitória!. 


                                              Pastor André Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário